Monday 22 June 2009

ALMADA - Terra de novas oportunidades e... TRABALHOS FANTÁSTICOS

Pois é, os meus formandos começaram a trabalhar no seu primeiro tema de vida e estão a trabalhar muito bem... senão comprovem por vocês mesmos.
Hélder Cotrim
Vassilissa
Regina Nunes
Nelma Costa

Iolanda Oliveira
Natércia Andrade
Paula Sacoto

Ana Januário
Ana Pereira

Isabel Vieira
Ana Graça

Marlene Oliveira
Edna Santos


Graça Coelho
Ana Martins

Saturday 13 June 2009

Un lindo poema

Desmayarse, atreverse, estar furioso,
áspero, tierno, liberal, esquivo,
alentado, mortal, difunto, vivo,
leal, traidor, cobarde y animoso;

no hallar fuera del bien centro y reposo,
mostrarse alegre, triste, humilde, altivo,
enojado, valiente, fugitivo,
satisfecho, ofendido, receloso;

huir el rostro al claro desengaño,
beber veneno por licor süave,
olvidar el provecho, amar el daño;

creer que un cielo en un infierno cabe,
dar la vida y el alma a un desengaño;
esto es amor, quien lo probó lo sabe.

Lope Félix de Vega y Carpio
Empieza al minuto 1.35

Thursday 11 June 2009

And my niece has a cat...

Finally she has a cat and let me tell you that she is being really responsable for her. Her because it's a She cat. Her name is Pandora.



Tuesday 9 June 2009

My office - reformulated

I bought new furniture...





Reflection.... disappointment...


It comes all to my mind.... I need to think positive... I know that.... but it is easier to say than to do, right? I feel that my life is pointless. My niece is what makes me live. If it wasn't for her? No, you know what? Not even that, I have to live, there's no point in saying that it is for this or that. I live because I have to. The problem is that I don't live... I survive. Everyday I survive to another day. Everyday I wake up with the same feeling, the feeling of emptiness, that my life is useless. What should I do?

Nothing right? There's nothing I can do. Or maybe there is but I'm just to lazy to do it.


Fuck.


Wednesday 3 June 2009

ESCREVER BEM

Não grites, não suspires, não mates: escreve.Pensa na doçura das palavras. Pensa na dureza das palavras. Pensa no mundo das palavras. Que febre te comunicam. Que riqueza.
Carlos Drummond de Andrade

O que é preciso para escrever um texto? Sem dúvida tem de existir o domínio da língua escrita por parte de quem irá escrever, para além dos meios materiais para registo da escrita.

Saber o que se quer escrever à Qual a medida deste objecto de conhecimento? Qual o alcance deste “o” que tem de se conhecer para passarmos à escrita de um texto?

Vamos fazer uma dicotomia entre o construir um texto e o construir uma casa.

Por vezes, poderemos estar já um pouco além de determinadas decisões. Por exemplo, poderá já estar decidido ou nem sequer se colocar um problema, se a casa que queremos construir é um edifício de apartamentos ou uma vivenda, se o texto a escrever deverá ser um conto ou uma carta, uma notícia, um requerimento, um relatório ou uma acta.
Só estando claros um conjunto de aspectos, como o tipo de texto ou de edifício e as utilizações que terão, poderemos ter uma antevisão do que queremos, programar as tarefas a realizar e mobilizar os conhecimentos os e os materiais necessários.
Na construção da casa, ao efectuarmos a previsão, ao elaborarmos ou mandarmos elaborar a planta e o projecto, podemos dizer que uma parede será construída com tijolos de 11 cm, mas é indiferente a localização de cada um dos tijolos individuais nessa parede. Isso permite que, sem uma explicação ínfima em relação a cada unidade, quem constrói a casa possa ser alguém diferente de quem a planeou.
Na construção do texto é relevante o lugar em que se encontra cada unidade. Para além disso, é sempre bem mais complicado dar a outra pessoa as nossas ideias de escrita.
Se se criar um plano de escrita e pusermos duas pessoas a escrever a partir dele, surgirão dois textos distintos. Ou seja, teremos sempre de ser nós a construir a “casa”.
O que é importante para a escrita de um texto?
A sua planificação. Aí devemos ter em consideração o tipo de texto, o destinatário, os objectivos que queremos atingir, a utilização prevista, a estratégia que queremos para seguir para o desenvolvimento do texto.

Tipos de planificação

Notas dispersas, esboços, mapas conceptuais, esquemas, notas organizadas, tabelas, listas de conteúdos, sumários do texto, até ao rascunho.


Excerto de Escrita: Construir a Aprendizagem