Wednesday, 3 June 2009

ESCREVER BEM

Não grites, não suspires, não mates: escreve.Pensa na doçura das palavras. Pensa na dureza das palavras. Pensa no mundo das palavras. Que febre te comunicam. Que riqueza.
Carlos Drummond de Andrade

O que é preciso para escrever um texto? Sem dúvida tem de existir o domínio da língua escrita por parte de quem irá escrever, para além dos meios materiais para registo da escrita.

Saber o que se quer escrever à Qual a medida deste objecto de conhecimento? Qual o alcance deste “o” que tem de se conhecer para passarmos à escrita de um texto?

Vamos fazer uma dicotomia entre o construir um texto e o construir uma casa.

Por vezes, poderemos estar já um pouco além de determinadas decisões. Por exemplo, poderá já estar decidido ou nem sequer se colocar um problema, se a casa que queremos construir é um edifício de apartamentos ou uma vivenda, se o texto a escrever deverá ser um conto ou uma carta, uma notícia, um requerimento, um relatório ou uma acta.
Só estando claros um conjunto de aspectos, como o tipo de texto ou de edifício e as utilizações que terão, poderemos ter uma antevisão do que queremos, programar as tarefas a realizar e mobilizar os conhecimentos os e os materiais necessários.
Na construção da casa, ao efectuarmos a previsão, ao elaborarmos ou mandarmos elaborar a planta e o projecto, podemos dizer que uma parede será construída com tijolos de 11 cm, mas é indiferente a localização de cada um dos tijolos individuais nessa parede. Isso permite que, sem uma explicação ínfima em relação a cada unidade, quem constrói a casa possa ser alguém diferente de quem a planeou.
Na construção do texto é relevante o lugar em que se encontra cada unidade. Para além disso, é sempre bem mais complicado dar a outra pessoa as nossas ideias de escrita.
Se se criar um plano de escrita e pusermos duas pessoas a escrever a partir dele, surgirão dois textos distintos. Ou seja, teremos sempre de ser nós a construir a “casa”.
O que é importante para a escrita de um texto?
A sua planificação. Aí devemos ter em consideração o tipo de texto, o destinatário, os objectivos que queremos atingir, a utilização prevista, a estratégia que queremos para seguir para o desenvolvimento do texto.

Tipos de planificação

Notas dispersas, esboços, mapas conceptuais, esquemas, notas organizadas, tabelas, listas de conteúdos, sumários do texto, até ao rascunho.


Excerto de Escrita: Construir a Aprendizagem

No comments: